quinta-feira, 25 de março de 2010

"Poucas pessoas se dão ao trabalho de estudar a origem de suas próprias convicções. Gostamos de continuar a crer no que acostumamos a aceitar como verdade. Por isso, a maior parte de nosso raciocinio consiste em descobrir argumentos para continuar a crer no que cremos." J.H. ROBINSON

Concordoo plenamente, pq é mto mais cômodo e fácil tentar justificar o que já fazemos do que tentar enxergar novas formas mais inteligentes e mais úteis. Estamos tão acostumados com nosso mundo de alienação, que só nos torna cada vez menos eficientes através de recursos como a mídia que restringe a cada dia nossa capacidade de pensar e de curtir novas coisas, ou simplesmente de aprender.
Infelizmente o acesso à cultura não é para todos pq simplesmente as pessoas que não tem condições para acessarem canais interessantes de educação, são obrigadas a aceitarem o que é de graça e muitas vezes, pouco aproveitável.
A TV por exemplo, nos trata como meros numeros que só servem para aumentar a porcentagem de audiência. Não vêem que tem uma galera que só tem aquele meio para enxergar fora de seus parâmetros e que a mídia deveria ser muito mais do que uma forma de passar o tempo. Deveria sim, ser uma forma de conhecimento. Ah, mas temos muitos programas educacionais. Pode atá ter, mas são em horários totalmente impropícios. Aqueles horarios que há um maior indice de pessoas assistindo, estes ficam a cargo de novelas e reality shows que mtas vezes não acrescentam nada, até pq o que é apresentado não faz parte da realidade da maioria.
E pq as pessoas continuam assistindo e aceitando este tipo de arte? A resposta é simples. Pq a arte erudita, aquela que acrescenta muito aos que tem acesso, esta é cara, não é para todos.
Voltando ao pensamento exibido, e simples. Muitos podem até pensar q a televisão não é exatamente um meio bacana de cultura, mas já está aí, é simples, é fácil. Então pra que questionar, se é muito mais fácil continuar do jeito que tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário